Buscar
  • Julia Rodrigues

Maketing além do funil-Um mundo amplo!

O objetivo do marketing sempre foi impulsionar o crescimento. E a realidade atual mudou a fórmula para fazer isso.

Nós, que trabalhamos com propaganda e marketing, aprendemos a dominar o funil – uma jornada linear dos consumidores, desde o conhecimento da marca até a consideração e a aquisição. Com a mídia de massa, as principais alavancas para impulsionar o crescimento eram o alcance e a frequência. Usávamos dados demográficos para estimar a intenção dos usuários e basear a segmentação e as peças criativas.

Mas esse modelo não se aplica às jornadas do consumidor de hoje. Nos últimos seis meses, o Google analisou milhares de dados extraídos da sequência de cliques de usuários, a partir de informações fornecidas voluntariamente a uma empresa terceira. Vimos que nenhuma jornada é igual à outra, e que, na verdade, a maioria delas não se parece nada com um funil. Elas são como pirâmides, diamantes, ampulhetas, e muito mais.

A tecnologia digital e os aparelhos móveis empoderaram as pessoas. Todos esperamos uma resposta imediata na hora em que queremos saber algo, ir a algum lugar ou fazer uma compra. E todos esses momentos ricos em intenções estão criando jornadas tão únicas quanto cada um de nós. As intenções estão redefinindo o funil do marketing de várias maneiras.


Mas, está um pouco vago essa ideia não é mesmo? Vamos exemplificar:

Imaginemos uma garota brasileira chamada Ana, que procura roupas, por exemplo, então ela busca no site de pesquisa "google" lojas, virtuais ou físicas, que atendam sua necessidade. Fazendo isso, Ana descobre que tem várias malhas e tecidos de roupas , então ela refina sua pesquisa apenas por lojas que vendem roupas de algodão. Isso parece um comportamento funil, certo?

Nem tanto. Ela amplia sua busca por, por exemplo, lojas de algodão em sua cidade, aqui a consideração de Ana vai se ampliando e se estreitando várias vezes, à medida em que ela pesquisa lojas que tenham tecido de algodão no Google e vê vídeos no YouTube pelos dois meses seguintes.

Nesse período, Ana pesquisa vários varejistas e sites de marcas, mas, no fim, ela escolhe o programa de fidelidade de uma determinada loja. Os resultados das buscas no Google por “prêmios” e “prêmios brindes de aniversário” relacionados à empresa são o fator decisivo. Seu próximo passo? Uma busca por seus pontos de venda.

Em todas as verticais e categorias, vemos as pessoas ampliando e estreitando suas considerações em momentos que não teríamos como prever se ainda confiássemos naquele antigo funil do marketing.

E para as marcas, o que isso quer dizer? Significa que os departamentos de marketing não podem mais planejar uma jornada linear. Hoje, as escolhas dos consumidores influenciam muito no alcance e na frequência. Eles preferem se relacionar com marcas que sejam relevantes, úteis e pessoais. Eles preferem se relacionar com marcas que sejam relevantes, úteis e pessoais. As pessoas querem  assistência, e as marcas que oferecem isso são aquelas que se destacam.


CONFIANÇA É A CHAVE DO SUCESSO


Enquanto consumidor, você sabe que isso faz sentido. Mas, enquanto alguém que trabalha com propaganda ou marketing, essa ideia pode incomodar um pouco. Ainda assim, a sua marca tem grandes oportunidades para influenciar o resultado disso tudo. Quando as pessoas podem contar com as marcas, as marcas podem contar com o crescimento.

Para isso, é necessário uma pesquisa de público-alvo, o que eles mais buscam quando entram no seu site, quando visitam sua loja física, quando ligam para seu estabelecimento. Daí você conseguirá identificar melhor como oferecer seu produto, que produto tem mais chance de vender e trazer lucro para seu negócio.

A fórmula para estimular o crescimento mudou. E prever as intenções se tornou uma parte decisiva dessa equação. Nós da Agência Trilha estamos aqui para fazer esse rastreio e assessoria para você. É só entrar em contato no número 3206-9912 e agende uma visita nossa para planejarmos a divulgação digital de sua empresa.

8 visualizações

Rua Américo Bertoni nº 5- 49 
Jardim Bela Vista. Bauru-SP.
Tel: (14) 3206-9912/ (14) 9.9111-6684

  • Branca Ícone LinkedIn
  • behance
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

 Agência Trilha - 2019

whatsapp agência trilha