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  • Julia Rodrigues

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DE EMPRESÁRIOS!




Informação é a chave para seu negócio. Se você é Empresária ou empresário muito provável que já fez essas perguntas em algum momento.

Vamos as informações que podem te ajudar, e saiba, você não está sozinho nessa empreitada de fazer seu negócio bem sucedido.

Com pesquisa feita pela SEBRAE numa primeira etapa foi enviada uma lista de 80 perguntas ao grupo de contabilistas, que por sua vez também acrescentou outras perguntas à listagem. Em seguida, foram identificadas as 40 perguntas com maior incidência no dia a dia lidando com os empresários. As respostas foram validadas pela equipe de consultores e organizadas nesta publicação.

Aqui nós vamos deixar algumas perguntas para vocês.


PERGUNTAS:

Qual é a importância da elaboração de um planejamento estratégico de negócios?

Mensalmente, milhares de pessoas em todo o país, fazem esta pergunta para atingir um objetivo comum: transformar a sua idéia em um negócio e ainda, fazer deste futuro empreendimento um meio para atender os seus desejos pessoais, profissionais e financeiros, no menor espaço de tempo possível.

A importância do planejamento estratégico de negócio está na captação, elaboração e, principalmente, no bom senso em avaliar o conjunto de fatores de viabilidade financeira e mercadológica, que possibilitarão ao empreendedor coordenar um plano de ação, através do caminho mais adequado para a abertura da sua empresa.


Onde buscar informações sobre o negócio que pretendo abrir?

Este é o fator de maior importância para o sucesso de qualquer empreendimento: o amplo conhecimento sobre a atividade escolhida, obtida através do contato direto com os mercados (fornecedores, concorrentes e consumidores), como também sobre as características específicas, operacionais e funcionais do negócio.

As informações podem ser colhidas pessoalmente com fornecedores, futuros concorrentes, ou ainda, pesquisando-se na Internet (em sites empresariais), na literatura, nos Escritórios Regionais, nos Postos de Atendimento ao Empreendedor do SEBRAE-SP, ou no site: www.sebraesp.com.br .


Como envolver os empregados na participação dos resultados da empresa?

O conceito de motivação é muito extenso e complexo, pois não existe uma regra geral, como uma receita de doce, na qual os ingredientes são misturados na medida certa e com o tempo de preparo definido. São ações diversas, que contemplam um universo de inúmeros fatores, que têm que ser dirigidos especificamente para cada caso, conforme a atividade empresarial, o perfil dos colaboradores, as ações tomadas anteriormente neste sentido, o perfil do empresário (se exerce administração autocrática ou participativa).


Como divulgo a minha empresa?


Existem muitas opções de divulgação da empresa. Elas se dividem em:


Mídia eletrônica: rádio, Internet, tv e cinema.

Estes meios são usados para construírem a imagem da sua empresa e atingirem uma grande área geográfica.


Rádio Vantagens: custo por contato baixo. Prazos curtos de produção. Permite uma rápida concretização do planejamento. Meio flexível, que permite segmentar o público-alvo, “regionalizar”, estar presente em várias durações e períodos de horários específicos. Possibilita a obtenção de elevados índices de repetição. Elevada capacidade de exploração musical. Excelente meio no que diz respeito ao contato direto com o público. Desvantagens: fraca demonstração e identificação com produto. Proporciona níveis de cobertura baixos, sendo que os elevados níveis de repetição provocam o rápido esgotamento da comunicação utilizada.


Internet Vantagens: possibilidade de segmentação em nível comportamental e comunicação interativa. Rápida evolução em nível de penetração. No futuro, haverá a possibilidade de se identificar em pormenor cada contato.


Desvantagens: ausência de dados rigorosos de audiência e ainda baixo nível de penetração, principalmente nas famílias de baixa renda.


TV Vantagens: meio audiovisual de grande impacto. Elevada eficácia, com custo de contato relativamente baixo. Excelente veículo para a demonstração do produto. Possibilita a cobertura em nível nacional, elevados níveis de qualidade e de penetração em todos os segmentos da população. Grande flexibilidade, pois permite a seleção de vários períodos e horários em programas distintos, com diferentes durações e sob a forma de patrocínio. Resultados rápidos em termos de cobertura e impacto. Desvantagens: o tempo de vida de um spot televisivo é curto. Elevados custos de produção, com necessidade de orçamento elevado para um impacto mínimo. Obriga um planejamento a longo prazo, devido à saturação publicitária do meio. Dificuldade em alcançar um alvo muito específico.


Mídia Impressa: jornais, revistas e demais publicações periódicas. Vantagens: cobertura em nível nacional. Maior tempo de exposição da comunicação ao alvo, com contato direto do público. Grande flexibilidade, em termos de regionalização, possibilidade de segmentação e variedade de formatos e localizações. Não exige um orçamento elevado para um mínimo de impacto.

Desvantagens: a elevada repetição implica custos elevados. A fidelidade da audiência obriga a uma maior diversificação de suportes selecionados, para se garantir um mínimo de cobertura. Elevado custo por contato. Obriga um planejamento a longo prazo, devido à saturação publicitária e condicionamentos de ordem técnica, como, por exemplo, baixos índices de cobertura em alguns segmentos da população.


Mídia Exterior: outdoor, placas, sinalização, pintura de muros. Vantagens: obtém elevados níveis de repetição. Não requer uma atitude de recepção do consumidor para se entrar em contato com ele. Excelente meio de lembrança da comunicação utilizada em outros meios, o que reforça os níveis de conhecimento. Grande flexibilidade em termos de regionalização, dimensão e forma, como cartazes, painéis rotativos, zepelins, etc.

Desvantagens: elevados custos de produção. Exige um planejamento a longo prazo, devido às necessidades técnicas de produção. Meio fraco para a veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas.


Marketing Direto: mala direta (catálogos, folhetos, folder, cartas, etc.), canais de TV por assinatura, jornais e revistas dirigidos, telemarketing. Vantagens: possibilidade de contato direto, e personalizado, com o público-alvo. Elevada possibilidade de segmentação do alvo a ser atingindo. A eficácia nos resultados obtidos é conseguida através da utilização de técnicas específicas de comunicação.

Desvantagens: escolha limitada dos alvos a serem atingidos. Grandes lacunas de listagens em alguns segmentos populacionais.


Promoção de Vendas: degustação, amostras, estandes em feiras, concursos, sorteios, brindes, faixas, adesivos, ímãs de geladeira, encartes, displays. As promoções são ações de curto prazo, por isso precisam ser feitas constantemente para ter a imagem de sua empresa reconhecida no mercado.


Marketing Direto: mala direta (catálogos, folhetos, folder, cartas, etc.), canais de TV por assinatura, jornais e revistas dirigidos, telemarketing. Vantagens: possibilidade de contato direto, e personalizado, com o público-alvo. Elevada possibilidade de segmentação do alvo a ser atingindo. A eficácia nos resultados obtidos é conseguida através da utilização de técnicas específicas de comunicação.


Desvantagens: escolha limitada dos alvos a serem atingidos. Grandes lacunas de listagens em alguns segmentos populacionais.


Relações Públicas: o contato estreito com a comunidade local desperta a boa vontade com a sua empresa, através de iniciativas como patrocínios de times de futebol, quermesses, etc.

Quer saber quais foram as perguntas? Vamos deixar o link para acessar na íntegra:


https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/E14A7DB666BB501483257425004F5728/$File/NT00037656.pdf

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