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  • Julia Rodrigues

Storytelling: Histórias para qualquer mídia.

Atualizado: 8 de Nov de 2018

A era do crescimento digital trouxe infinitas possibilidades para empresas trabalharem seu relacionamento com o consumidor. E uma delas é o uso do Storytelling nas campanhas de propaganda.


Mas, você sabe o que isso significa?




Storytelling é um conceito já utilizado há algum tempo. Trata-se da milenar arte de contar histórias. Ele tem sido aplicado como uma eficiente ferramenta para compartilhar conhecimentos, gerar valor e criar mais proximidade entre o consumidor e a marca.Grandes empresas usam esse método e têm obtido muito sucesso, justamente pelo fato de histórias e narrativas serem mais envolventes que outros tipos de abordagens dentro da propaganda, pois, o consumidor se identifica com os fatos e o personagem, podendo se envolver mais com a marca. De início, o Storytelling era pouco explorado pelas mídias offline, limitando-se apenas aos meios online. Mas, como dito em Os desafios do Marketing OFF na era ON,precisamos nos adaptar às tendências e integrar estratégias nos mais diversos canais.A partir disso, surgiu o Transmedia Storytelling, técnica usada para contar uma história ou experiência em múltiplas plataformas e formatos.Para isso, devemos adaptar o processo para todos as mídias que serão utilizadas, projetando a estratégia de acordo com o comportamento do público.Ou seja, o Transmedia Storytelling deve cativar e envolver as pessoas com a história, ou com uma causa, usando os mais variados meios de comunicação disponíveis, permitindo ao público que tenha uma experiência diferente de qualquer outra.Vamos de dar algumas dicas:


Primeira Etapa:


Construa uma história a partir de um caso de sucesso. O ponto de partida pode ser os benefícios que o seu serviço ou produto gera ou a missão da sua empresa – que, provavelmente, tem a ver com ajudar, agregar, contribuir; ou seja, se você a cumpre, naturalmente terá boas fontes para colocar. Lembre-se disso.


Segunda Etapa:

Sintonia:

Uma boa história tem o poder de inspirar, motivar, envolver, informar, desafiar, educar, instigar, emocionar e despertar desejos, faça um levantamento de clientes que podem servir de “fonte”. Em seguida, entreviste-os (preferencialmente em vídeo).Mais do que nunca, os departamentos de vendas e marketing precisam estar alinhados. Portanto, construa a ponte necessária para que os vendedores sejam catalizadores de boas histórias e os profissionais de marketing, o responsáveis por torná-las públicas. Esse ciclo precisa funcionar em perfeita sintonia.


Terceira Etapa:

Pense no Cliente:


O cliente entendeu como o produto ou serviço funciona? Compreendeu que aquilo trará inúmeros benefícios a ele? Que os benefícios são exemplificativos, e que a imaginação pode ainda sugerir outros benefícios igualmente relevantes? O cliente está curioso? Então seu papel foi cumprido com êxito.

Então, gostou?

Quer saber mais? Ligue para 3206-9912 e vamos criar juntos a melhor storytelling para seu negócio!Esperamos por você!

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