top of page
  • Foto do escritorAgência Trilha

Comunicação organizacional

Atualizado: 25 de abr. de 2019



A prova de que a comunicação alternativa é eficaz e importante é o incômodo e a dor de cabeça que ela causa aos donos do poder. Quando o povo começa a se comunicar, a dizer sua palavra, a fazer escutar sua voz, os donos do capital e dos meios oficiais tentam silenciá-los de toda maneira. A censura que foi exercida e ainda é de outras formas, no fundo, exprime o medo de que o povo exerça seu direito humano à comunicação.








A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional)compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtose processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ouentidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidadesetc.) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados,formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidadeacadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto à opinião pública. As suasfunções são:

1.Melhorar relacionamentos em todos os níveis (Internamente, externamente,comunidade, clientes, parceiros, etc.) A comunicação torna os processos maistransparentes (confiáveis).


2.Melhorar a imagem da organização


3.Alavancar vendas. Melhorar relacionamentos para aumentar vendas.


4.Facilitar/ampliar processos produtivos. Quanto melhor a comunicação, melhortendem a ser os processos. Otimiza recursos e economiza tempo na empresa.


5. Viabilizar negociações.

bottom of page