top of page
  • Foto do escritorAmanda Melo

Coronavírus: A importância de ficar em casa

O mundo inteiro se encontra em estado de pandemia devido ao coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela doença COVID-19. Os números alarmantes de infectados e a fácil disseminação do vírus preocupam mais a cada dia governantes e a população.

No momento em que nos encontramos em meio a situação pandêmica, as recomendações têm se tornado mais restritivas.

As recomendações básicas continuam as mesmas: lavar as mãos com água e sabão com frequência, usar álcool em gel 70% nas mãos e braços, evitar aglomerações e lugares públicos. Além dessas medias, manter-se em casa se tornou muito importante para conter a disseminação da doença.

As previsões apontam que o pico da doença seja em abril, além do possível pico de infectados, o vírus se encontra em estado de transmissão comunitária, onde não é possível identificar ao certo quem tenha trazido a doença, já que pessoas que não estiveram fora do país e não tiveram contato com indivíduos que estiveram ou infectados estão contraindo a doença.

Para evitar que essa situação se agrave, é essencial evitar ao máximo sair de casa, além da exposição ao contágio, você pode levar o vírus para outras pessoas, que se se encontrarem em um estado de saúde mais frágil que o seu, podem ter sintomas mais severos da doença e um quadro mais grave.

Também é muito importante não criar pânico, o cenário em que nos encontramos é realmente alarmante, mas criar situações de terror e pânico não contribuirão para a melhora da situação.

Muitas cidades já decretaram situação de emergência, decretando o fechamento do comércio e estabelecimentos de trabalho coletivo. Apenas estabelecimentos e serviços de necessidade básica se mantiveram, muitos adotaram horários especiais de funcionamento.

É extremamente necessário manter as medidas preventivas de contágio, respeitar a quarentena, não sobrecarregar os serviços de saúde, e em caso de suspeita, buscar o exame de identificação e isolar-se.

Nesse momento, a colaboração de todos é muito importante para superarmos essa situação, respeitar as medidas não só por você, mas por todos a sua volta.




bottom of page