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  • Foto do escritorJulia Rodrigues

O profissional de marketing na Era Digital


O cenário do marketing digital no Brasil (e no mundo) está amadurecendo e a principal prova disso é que a fase do deslumbramento com o digital e suas tecnologias como panaceia para todos os males já passou.

O digital está se incorporando ao cotidiano das pessoas e nas ações de comunicação e marketing de forma cada vez mais integrada com as tecnologias off-line. Quanto menos falamos no digital e quanto mais fluido e natural ele se torna em nossas vidas e ações de marketing, o foco passa para objetivos e soluções e não mais para tecnologias – isso tem tornado o digital transparente, da mesma forma que aconteceu com a eletricidade no mundo. Atualmente os discursos das agências e profissionais da área de marketing têm sido na direção de integração on-off utilizando cada plataforma da melhor forma possível para contribuir com a solução, em vez de o antigo pensamento maniqueísta de digital versus tradicional, que marcou o início na instalação

das tecnologias digitais no mercado. No entanto, comparando o cenário brasileiro com o do exterior – USA e Europa – notamos que as agências encontram-se no mesmo nível de sofisticação, é claro que, muito das estratégias digitais vem do exterior e são gradualmente implementadas no Brasil.

Outro fator a considerar é que as tecnologias digitais se multiplicam e crescem exponencialmente. Isso tem trazido uma complexidade crescente ao ambiente de marketing, que se transforma constantemente e, por sua vez, exige que as agências, empresas e profissionais de marketing se atualizem e capacitem o tempo todo, incluindo, cada vez mais, programação e analytics. Assim, estamos vendo uma transformação profunda do ambiente, inaugurando a era do Marketing Geek.

Nesse cenário complexo, acredito que o principal desafio para os profissionais de marketing é conseguir orquestrar todo o aparato tecnológico sem perder o foco nos reais objetivos do negócio com o seu público-alvo(consumidor).

Portanto, é essencial perguntar a si mesmo o tempo todo:

1- qual o meu objetivo de marketing?


2- Quem é o meu público e como ele se comporta?


3- qual a melhor maneira de atingir os meus objetivos com o meu público? Independentemente das tecnologias – digitais ou não – e de qualquer outro parâmetro, isso nos ajuda a manter a estratégia nos trilhos.

Uma vez que tenhamos sempre o foco em mente, outros desafios importantes que se apresentam atualmente para o profissional de marketing são:

Velocidade – Estamos vivendo a era do crescimento exponencial. Nunca na história da humanidade experimentamos um ritmo de aceleração como o de hoje. Isso impacta o marketing em diversos aspectos:

– transformação rápida do comportamento do público: isso acarreta a necessidade de pesquisa de mercado e monitoramento constantes;

– necessidade constante de atualização e capacitação profissional;

– adoção de métodos para desenvolvimento de projetos;

– real time: a experiência e gratificação imediata do público/consumidor torna-se um dos aspectos mais importante para o engajamento;

– economia da atenção: a velocidade da informação produz uma sobrecarga que faz com que a atenção torne-se o bem mais valioso a se conquistar do público/consumidor.

Conexão & Multidisciplinaridade – A complexidade tem como principal característica a dependência de mais variáveis. Por exemplo, se antes existiam apenas algumas plataformas de mídia, hoje existem centenas, e cada uma delas com suas peculiaridades. Assim, quanto mais complexo um ambiente, cada vez mais torna-se difícil de se dominar sozinho todas as variáveis e, para se ter sucesso e sobreviver nessa situação, precisamos dos outros. Dessa forma, as principais habilidades profissionais que precisamos desenvolver são: conexão, integração e colaboração.

Ou seja, para termos sucesso em tal nesse mundo amplo e competitivo do marketing digital, nosso foco não deve ser na tecnologia, mas no que fazemos (e devemos fazer) com ela.

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