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  • Julia Rodrigues

OTIMIZAÇÃO PARA TER RESULTADOS!




Se você administra um site, sabe o quanto é importante que o site seja otimizado para atrair tráfego e gerar vendas (ou leads) graças a uma boa taxa de conversão. Mas o que é otimização de sites e como fazer?

Definição: a otimização de sites engloba toda parte técnica e técnicas de marketing usadas para adquirir tráfego, engajar visitantes e depois convertê-los em prospects ou compradores, usando um método claramente definido que atende a vários objetivos pré-definidos.

Além dessa definição do que é otimização de sites, é difícil distinguir entre as várias partes da otimização de sites ( há muitas delas).

Na realidade, o tópico é tão vasto que envolve várias profissões e habilidades necessárias para poder aproveitar todas as ações corretivas e de otimização de sites.

Desde o design ao desenvolvimento e da velocidade de exibição até as ferramentas para SEO, levamos você ao básico do que é otimização de sites com uma abordagem em três etapas. Antes, vamos aprofundar um pouco mais o conceito de otimização de sites.

O que é otimização de sites?

Simplificando, a otimização de sites tem tudo a ver com melhorar a experiência do usuário, para que as pessoas tenham maior probabilidade de realizar conversões em seu site.

Muitas empresas tentam otimizar sua experiência de usuário redesenhando completamente seu site de tempos em tempos. Mas, vamos encarar, não importa quão bem você conheça seu público-alvo, as pessoas são imprevisíveis.

Em outras palavras, se você tentar otimizar seu site sem bons dados, poderá acabar diminuindo sua taxa de conversão em vez de aumentá-la.

Como resultado, a otimização de sites é um processo científico. Você cria uma hipótese para uma mudança que você acha que melhorará sua taxa de conversão e coloca em teste essa hipótese.

Se você estiver certo, mude para o design novo, aprimorando o site. Se você estiver errado, mantenha o design original.

A melhor parte deste processo de otimização de sites é que ele ensina sobre o seu público-alvo. Você aprende o que eles gostam e não gostam, o que permite que você crie hipóteses e testes ainda melhores no futuro.

Com o tempo, você pode acabar com um site que nunca teria criado sozinho, mas é um site perfeito para o seu tráfego.

3 etapas para a otimização de sites


1. Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)


O SEO é uma área do marketing digital que engloba subatividades ligadas à criação de conteúdo para site com base em palavras-chave direcionadas no mecanismo de pesquisa de sua escolha (Google, Bing, Yahoo, etc).

Embora existam muitos mitos sobre SEO, lembre-se de que a era em que as pessoas compravam links de baixa autoridade em massa acabou: o Google agora penaliza sites que possuem links externos que não têm relação com seus sites.

Em 2018, o SEO é baseado em 3 pilares fundamentais que lhe permitirão aumentar seu ranking.


Conteúdo do site


O conteúdo do seu site é o que impulsiona o seu ranking. É o que o Google “rastreia” no seu site e analisa o seu conteúdo para exibir resultados em seu mecanismo de busca. Mais do que apenas preencher seu site, a criação de conteúdo e recursos de qualidade permite que você envolva seus visitantes e venda seus produtos e soluções: além do design, esse é o aspecto mais crucial do seu site. Naturalmente, o conteúdo do seu site pode ser apresentado em várias formas (escrita, visual e vídeo) e conterá palavras-chave que você deseja usar para direcionar sua classificação. Por fim, o conteúdo de qualidade é naturalmente compartilhamento: quando isso acontece, o Google o interpreta como um sinal positivo.

Otimização on-page

Em SEO, a otimização on-page abrange todos os aspectos técnicos necessários para classificar no Google. Alguns deles são:

Seu site deve ser carregado rapidamente; Seu site deve ser responsivo; Seu site deve ser HTTP Seguro (HTTPS); A arquitetura do seu site deve ser consistente e organizada;O texto deve aparecer na primeira dobra.

Links

De uma forma bastante intuitiva, o Google considera um sinal positivo quando vários sites vinculados à sua empresa apontam para o seu usando um link externo. Quando você compartilha conteúdo ou seus usuários compartilham seu site, você aumenta a probabilidade de um site compartilhar informações ou falar sobre você: portanto, você cria links externos organicamente.



2. Otimizando o desempenho técnico



O desempenho técnico é o driver do seu site. Depende da facilidade com que seus visitantes poderão visitar e interagir com seu site: é, portanto, um aspecto crucial da otimização de sites. Complementando o SEO, a otimização técnica também determina os fatores de desempenho que influenciarão o ranking do Google no seu site. Para ir direto ao assunto e economizar seu tempo, dividimos essa seção em três:


Otimizando a velocidade do site:


A velocidade do site é um dos indicadores de desempenho mais críticos de todos.

Exibição em celulares e tablets




Em 2018, 52% do tráfego global é gerado por smartphones, nos quais a navegação na web melhorou significativamente nos últimos cinco anos.


Erros de página e desempenho de hospedagem



Erros de carregamento todos nós os experimentamos. Eles tomam a forma de um protocolo HTTP a partir de 4XX ou 5XX. Os mais comuns são:

404 (não encontrado)403 (proibido)401 (não autorizado)400 (pedido incorreto)500 (erro interno do servidor)

O problema com os erros de página é que, para os visitantes que os encontram, eles geralmente sinalizam o fim da visita.

Existem vários apps que ajudam a identificar esses erros!

Quando não é o seu site que está causando os problemas de desempenho, eles podem ser causados ​​pelo seu host. Ou seja, a empresa que hospeda os dados do site que são carregados pelos usuários da internet que visitam seu site.

Existem duas maneiras de resolver este problema:

Altere a assinatura de hospedagem (se o seu tráfego exceder os limites incluídos no pacote). Alterar provedor de hospedagem (se você estiver hospedado por uma solução de baixo custo inferior).

3. Otimizando a conversão e a experiência do usuário


A otimização da taxa de conversão abrange tudo o que você faz para oferecer aos visitantes do seu site uma melhor experiência de navegação e interação. Esse é um aspecto crucial para a taxa de conversão média de qualquer site de e-commerce. Se você melhorar a experiência do usuário, naturalmente também melhorará a taxa de conversão de seu site: os usuários ficam tranquilos mais rapidamente e entendem melhor seu valor agregado.

No marketing digital, consideramos que os 3 tipos de otimização (SEO, técnico e UX) funcionam de mãos dadas. Não adianta adquirir tráfego, se ele não estiver qualificado e se seu site não puder convertê-lo. Como você se sente sobre a otimização? Sabe o que é otimização de sites? Já tentou? Como foi a sua experiência? Sentiu que precisa de uma ajuda? Então entre em contato com a Agência Trilha ligando no número 3206-9912 e venha trilhar um caminho de sucesso!

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