Psicologia das cores e seus significados
- Alexandre Pessoa
- 1 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2022
O significado das cores pode variar dependendo da cultura e das circunstâncias.
Cada cor tem muitos aspectos, mas você pode aprender facilmente a linguagem das cores entendendo alguns conceitos simples.

Photo by Robert Katzki on Unsplash
Comunicação não verbal
A cor é uma forma de comunicação não verbal. Não é uma energia estática e seu significado pode mudar de um dia para o outro com qualquer indivíduo - tudo depende de qual energia eles estão expressando naquele momento.
Por exemplo, uma pessoa pode escolher usar vermelho em um determinado dia e isso pode indicar qualquer um ou mais dos significados psicológicos da cor vermelha, incluindo o seguinte: esta é a cor favorita da pessoa, ou pode ser que eles estejam prontos para agir de alguma forma, ou ela pode estar entusiasmada com o que fará naquele dia, ou pode significar que ela está com raiva, tanto no nível consciente quanto no subconsciente. Todos estão entre os traços da cor vermelha.

Imagem: Escola de Lucifer
O significado das cores
O vermelho é a cor da energia, paixão, ação, ambição e determinação. É também a cor da raiva e da paixão sexual.
Laranja é a cor da comunicação social e do otimismo. De um significado de cor negativa também é um sinal de pessimismo e superficialidade.
Com o significado das cores, na psicologia das cores, o amarelo é a cor da mente e do intelecto. É otimista e alegre. No entanto, também pode sugerir impaciência, crítica e covardia.
Verde é a cor do equilíbrio e do crescimento. Pode significar tanto autossuficiência como positivo e possessividade como negativo, entre muitos outros significados.
O azul é a cor da confiança e da paz. Pode sugerir lealdade e integridade, bem como conservadorismo e frigidez.
Índigo é a cor da intuição. No significado de cores, pode significar idealismo e estrutura, além de ritual e viciante.
Roxo é a cor da imaginação. Pode ser criativo e individual ou imaturo e impraticável.
O significado da cor turquesa é comunicação e clareza de espírito. Também pode ser impraticável e idealista.
A psicologia da cor rosa é amor incondicional e carinho. O rosa também pode ser imaturo, bobo e feminino.
No significado de cores, magenta é uma cor de harmonia universal e equilíbrio emocional. É espiritual, mas prático, estimulando o bom senso e uma visão equilibrada da vida.
O marrom é uma cor amigável, porém séria, realista, que se relaciona com segurança, proteção, conforto e riqueza material.
Do ponto de vista da psicologia das cores, o cinza é a cor do compromisso - sendo nem preto nem branco, é a transição entre duas não cores. Não tem emoção, é desapegado e pode ser indeciso.
A prata tem uma energia feminina; está relacionado com a lua e o fluxo das marés - é fluido, emocional, sensível e misterioso.
O ouro é a cor do sucesso, da realização e do triunfo. Associada à abundância e prosperidade, luxo e qualidade, prestígio e sofisticação, valor e elegância, a psicologia das cores do ouro implica riqueza, riqueza material e extravagância.
O branco é a cor mais completa e pura, a cor da perfeição. O significado da cor do branco é pureza, inocência, integridade e perfeição.
Preto é a cor do oculto, do secreto e do desconhecido, criando um ar de mistério. Ele mantém as coisas engarrafadas por dentro, escondidas do mundo, mas também por representar luxo.
Referências: