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  • Foto do escritorJulia Rodrigues

Afinal, qual a diferença entre pirâmide e marketing multinível?

Atualizado: 12 de set. de 2018

saiba diferenciar esses negócios das pirâmides financeiras.




O Marketing Multinível é uma configuração alternativa relativamente antiga e legítima para atingir cobertura e penetração de mercado e que apresenta características bastante particulares.  No Brasil várias empresas sérias e relevantes fazem uso desta prática.

Uma das características principais é o modo como os diferentes agentes da cadeia se articulam, tipicamente em uma configuração hierárquica em que um indivíduo monta sua equipe de vendedores em um nível abaixo de si, e estes por sua vez fazem o mesmo sucessivamente.


E a pirâmide?


Nas pirâmides financeiras a receita vem principalmente do recrutamento de novos membros para a rede, e também pela venda de (ou o ato de empurrar) produtos dentro da própria rede (muitas vezes disfarçada de necessidade de compra ou estoque mínimo para o revendedor).

Em vários casos o produto transacionado pela rede é algo secundário ou de demanda relativamente obscura. Obviamente, um modelo destes não se sustenta no médio prazo, uma vez que aqueles que entram mais tarde na organização não conseguem mais replicar o modelo (encontrar novos revendedores e receber por isso, ao invés de vender o produto para consumidores fora da rede)


Portanto, fique atento ao avaliar uma oportunidade de marketing multinível e faça as seguintes perguntas:


1- O produto transacionado na rede é real, tem demanda, soluciona um problema verdadeiro dos consumidores? Tem potencial para ser vendido fora da rede?


2- As margens de lucro e o tempo de obtenção deste lucro estão dentro do razoável de qualquer negócio ou parecem exorbitantes ou rápidos demais (e provavelmente na prática promessas irreais)?


3- Como o dinheiro entra na rede? Pela venda de produtos a consumidores fora da rede? Ou a maior parte vem do recrutamento de novos membros para a rede?

4- Existe uma exigência de compra antecipada pelo revendedor? E, se desejado, o revendedor pode devolver produtos ao distribuidor? Ou há uma política de recompra dos produtos caso o revendedor queira sair da rede?


5- Cobra-se algum valor desproporcional para adesão à rede / tornar-se um revendedor?


Estas são somente algumas perguntas indicativas. Se você está considerando ingressar em algum sistema de marketing multinível e identifica algo estranho ao fazer estas perguntas, desconfie.





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