Buscar
  • Julia Rodrigues

BIG DATA- BLACK FRIDAY

Todos os anos, no mês de novembro, várias pessoas ao redor do mundo esperam pela última sexta-feira do mês, conhecida como Black Friday.


Esse dia tradicional tem sido cada vez mais divulgado e esperado, principalmente por consumidores que passaram meses ou até mesmo o ano pensando em comprar algo, mas que não efetuaram a compra por causa do alto valor do produto que desejavam.

com os descontos oferecidos no mês que antecede o Natal, os clientes percebem a chance de comprarem o que querem por um preço que eles podem pagar. É por isso que lojas e sites do mundo inteiro ficam congestionados de pessoas nessa época, todas interessadas em adquirir um produto novo. É por isso que você, como Produtora/ Produtor ou Afiliada/Afiliado, não pode perder essa oportunidade anual para vender mais.

E é sobre que isso que vamos falar no post de hoje. Trouxemos aqui 9 dicas para te ajudar a definir bem suas estratégias nesse dia que é comprovadamente a melhor sexta-feira para vendas do ano.



1. Invista em estratégias de marketing



Se você é uma pessoa de negócios engajada, sabe que é preciso se planejar com antecedência para que seus objetivos sejam alcançados com sucesso.

É por isso que você já pode pensar em seus objetivos para vender mais na Black Friday porque, assim, você conseguirá também planejar melhor suas estratégia de marketing para atrair mais visibilidade para seu negócio.

Invista em envio de e-mails, crie banners para postar em suas redes sociais, faça vídeos no YouTube e utilize das mais variadas formas de atrair a atenção das pessoas para o que está por vir.

Esse tipo de estratégia te ajudará a gerar uma expectativa nos consumidores, que ficarão atentos ao que você tem a oferecer.

2. Crie uma base de clientes em potencial



Depois de ter várias estratégias definidas para divulgar sua participação na Black Friday, é hora de pensar em sua base de clientes.

Se você distribuir bem suas campanhas tanto em mídias pagas como gratuitas, é bem provável que você alcance mais pessoas do que sua base de compradores atuais.

Procure maneiras de fazer com que esses novos usuários entrem também em seu funil de e-mails, por exemplo, para que você mantenha uma comunicação com eles antes e depois da Black Friday.

Uma boa maneira de fazer isso é engajar mais seu público com posts interessantes em seu blog, por exemplo. Dê sempre a sugestão para a pessoa assinar sua newsletter, assim, ela recebe não apenas os materiais ricos que você enviará, mas também as informações sobre suas vendas na Black Friday.

3. Reforce seu site



De nada adianta fazer a divulgação completa para vender mais na Black Friday, ter clientes em potencial engajados com seus conteúdos se, no dia das vendas em promoção, seu site não atender toda a demanda recebida.

É por isso que você precisa revisar seu site agora mesmo!

Tenha certeza de que sua página tem design responsivo, para que os usuários tenham acesso a suas promoções em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Além disso, confira se o servidor que você escolheu é realmente capaz de aguentar todos os acessos que você terá em seu site. Afinal, não há nada pior do que um check-out que cai toda hora.

Caso você ache necessário, agora é o momento ideal para fazer pequenas melhorias em seu site para que ele fique o mais claro e objetivo possível para seus clientes.

4. Dê descontos que valham a pena



Com as promoções oferecidas na Black Friday, o ticket médio de seu produto cairá naturalmente, mas, em compensação, você ganhará mais em volume de vendas.

É claro que você não deve desvalorizar demais seu produto!

É importante que você faça uma pesquisa para ver o que seus concorrentes fizeram no passado e que você pense em um preço que seja justo para você. Afinal, a criação de um produto exige muito esforço e conhecimento.

Porém, você não conseguirá vender mais na Black Friday se der descontos insignificantes. Já ouviu a expressão “a metade do dobro”?

Muitos usuários acreditam que as lojas tentam enganá-los durante essa época do ano. Por isso, para se destacar, você precisa mostrar que quem comprar nesse dia terá mesmo descontos incríveis.

Mesmo que você diminua, por exemplo, 30% do valor de seu produto, você consegue recuperar esse valor com a quantidade de vendas que efetuar. Isso porque uma boa promoção na Black Friday aumenta a visibilidade de sua marca, uma vez que  suas campanhas têm potencial de atingir um público diferente.

A regra é simples: o preço diminui, o interesse e as compras aumentam. O que contará, nesse dia, será seu volume de vendas.

5.Diversifique os meios de pagamento



Se você só aceita cartões de crédito para concluir alguma transação, que tal pensar em outros formatos, como boleto bancário, pagamento em apenas uma parcela, ou dividir o valor em dois cartões?

É claro que esses novos meios de pagamento não precisam ser mantidos durante todo o ano. Mas se você achar que é possível diversificar mais as formas como seu cliente poderá pagar pelo produto, e se isso for interessante para sua loja, aproveite esse dia para expandir esses meios.

O importante aqui é entender bem o perfil de seu consumidor e buscar maneiras de facilitar a experiência de compra. Assim, é mais provável que ele volte sempre que precisar de algo que sua marca oferece.

6. Faça um upsell



O upsell consiste em oferecer outro produto relacionado com o que o consumidor comprou assim que ele efetuar uma compra em sua página. 

Se você oferecer algo relacionado com o que a pessoa está comprando, é provável que desperte nela uma curiosidade e até mesmo um desejo de comprar, afinal, seu segundo produto completa o primeiro.

É assim que você consegue aumentar suas vendas e ainda entregar uma experiência completa para seu consumidor.

7. Mantenha seu foco na sexta-feira



Você pode aproveitar a semana que antecede a Black Friday para fazer promoções diferentes e, com isso, conseguir manter a atenção do usuário em sua marca. Porém, você precisa guardar o melhor para a sexta-feira.

Já foi comprovado que as transações comerciais em novembro têm um pico de vendas na última sexta-feira. Isso ocorre porque os consumidores já se habituaram com esse dia e têm a ideia de que os empreendedores preparam algo especial para o último dia.

Então, mesmo que você dê pequenas amostras do que está por vir, lembre-se sempre de deixar uma surpresa para seu consumidor na sexta-feira.

8. Reforce a comunicação com sua franquia



Se você é um Produtor Digital que abriu para afiliação, essa dica é muito importante.

Se seu objetivo é aumentar a quantidade de vendas durante a Black Friday, você precisa engajar todas as pessoas que te ajudam na divulgação de seu produto, e isso inclui, é claro, os Afiliados.

Aproveite para criar mídias específicas, como banners para redes sociais, para as promoções desse dia. Assim, você consegue ajudar seus Afiliados e ainda mantém uma identidade padronizada para suas vendas.


9. Garanta a qualidade do seu produto.


Não é por que que o produto está na promoção está na promoção, que você pode oferecer algo, rasgado, quebrado ou ruim. Nesse dia é a porta de entrada de novos clientes para seu negócio. Muitas pessoas terão contato pela primeira vez com seu produto, e é importante se sentirem cuidadas, que você teve o carinho de entregar a elas algo bom e com qualidade, assim, elas sentirão segurança de voltar e comprar mais com você e não com outras empresas.

Como dissemos, essa é a chance de expandir seu negócio, trazer mais clientes e vender mais. Mas você não precisa fazer isso sozinho ou sozinha, pode contar com nossa ajuda. É só entrar em contato com a Agência Trilha, que nós preparamos para você a melhor estratégia de marketing e venda digitais, ligue 3206-9912 e conheça nossos planos de divulgação digital.



0 visualização

Rua Américo Bertoni nº 5- 49 
Jardim Bela Vista. Bauru-SP.
Tel: 14 3206-9912/ 14 9.9111-6684

  • Branca Ícone LinkedIn
  • behance
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

 Agência Trilha - 2019